Implantação de IPv6 na RNP e estudo de caso com NAT64


Sala Principal - GTER/GTS

08 de Dezembro de 2016 16:00 - 17:00

A escassez de endereços IPv4 juntamente com a crescente demanda de endereços para conectar usuários e máquinas tem trazido empecilhos para a operação e a expansão de infraestruturas de redes de todos os portes.
Neste sentido a RNP abriu frentes de trabalho visando aumentar o nível de adoção do protocolo IPv6 pelos seus clientes. Porém, implantar puramente o protocolo IPv6 em paralelo com o IPv4 (dual-stack) não garante a continuidade de expansão, visto que o número de endereços IPv4 disponíveis é infinitamente menor comparado com a oferta do IPv6. Neste sentido, uma rede puramente IPv6 se comunicando com redes locais e globais neste mesmo protocolo seria o melhor dos cenários, porém até que isto se torne realidade, um middleware deve intermediar a comunicação entre os protocolos.
A técnica de transição IPv4/IPv6 adotada neste projeto foi o NAT64, definida pela RFC 6146. Neste projeto a Gerência de Operações da RNP testou e homologou a tecnologia em um ambiente de testes provido pela Universidade Federal de Pernambuco. Uma série de testes de compatibilidade com esta tecnologia foram realizados utilizando os dois sistemas operacionais mais comuns na academia.

No fim, esta técnica de transição se mostrou funcional para uma gama de aplicações, porém pode apresentar limitações quando o protocolo IPv6 não é suportado nativamente em camadas superiores à de rede.


Convidados para esta atividade