A atividade propõe uma imersão colaborativa para discutir os impactos socioambientais da inteligência artificial e da infraestrutura digital que a sustenta, como os data centers. Iniciaremos com uma sensibilização coletiva sobre os efeitos ambientais e sociais dessas tecnologias, destacando suas implicações para a justiça socioambiental.
Em seguida, as pessoas participantes serão divididas em grupos que representarão diferentes setores da sociedade (empresarial, governamental, acadêmico, sociedade civil e comunidades locais). Cada grupo será convidado a refletir, a partir de perguntas orientadoras, sobre desafios concretos e possibilidades de ação colaborativa.
Ao final, as contribuições serão reunidas em uma produção conjunta, visual e textual, sistematizando os principais pontos dos debates. O resultado servirá como insumo para fortalecer a participação de diversos atores da governança da internet nas preparações brasileiras para a COP 30, além de fomentar a criação de um espaço contínuo de articulação sobre tecnologia, clima e justiça social.